Em outubro, o Projeto de Lei que cria os dispositivos para que a prefeitura possa subsidiar integralmente o transporte público municipal foi encaminhado à Câmara Municipal.
De acordo com o prefeito, atualmente o município já subsidia o transporte público na cidade em R$ 150 mil por mês, uma medida promovida no fim do segundo ano da atual gestão para evitar o aumento das passagens.
Dados de 2020 apontam que apenas 16 municípios no Brasil possuem programa semelhante. Dos 242 municípios do estado de Goiás, apenas um oferece a gratuidade, é a cidade de Anicuns, com 21 mil habitantes.
Ao adotar efetivamente e de maneira eficiente o programa de transporte público gratuito, Luziânia destaca-se como pioneira no estado, demonstrando que o direito constitucional ao acesso à cidade não é apenas uma aspiração, mas uma realidade alcançável. Este é um passo crucial na direção da democratização do espaço urbano e na garantia de que serviços essenciais estejam ao alcance de todos.
É hora de inspirar outros municípios em Goiás a seguirem o exemplo de Luziânia, reivindicando o direito à Tarifa Zero para todos os cidadãos goianos.
Matéria original por: Metropoles
Imagem: Metropoles